Existem vários equipamentos utilizados na montagem de placas de circuito impresso (PCBs). Alguns dos principais são:
1. Impressora / Printer: é utilizado em conjunto com o Stencil para imprimir a pasta de solda nos pads da PCB.
2. Máquina de inspeção de pasta de solda / SPI: é um equipamento que inspeciona a pasta de solda logo o processo de impressão;
3. Máquina de inserção de componentes: é um equipamento que automatiza a inserção de componentes eletrônicos na PCB. As máquinas de inserção podem ser de dois tipos: Pick-and-Place (para componentes SMD) ou THT (Through-Hole Technology, para componentes PTH inseridos nos furos da PCB).
4. Máquina de inspeção ótica / AOI: é uma máquina que inspeciona visualmente a PCB para garantir que todos os componentes foram montados corretamente e que não há problemas de soldagem.
5. Máquina de solda: é um equipamento que faz a soldagem dos componentes na PCB. As máquinas de solda podem ser de dois tipos: Reflow (para componentes SMD) ou Wave (para componentes PTH).
6. Máquina de testes: é um equipamento que testa a PCB para garantir que todos os componentes e os circuitos estão funcionando corretamente.
7. Cortadora de PCB / Router: é uma máquina utilizada para cortar a PCB em tamanho e formato desejados, ou seja, separar as peças que estão em forma de painéis.
Existem outros equipamentos e tecnologias utilizadas no processo de montagem de placas de circuito impresso PCBs, mas estes são alguns dos principais.